segunda-feira, 10 de agosto de 2009

ÉTICA: ETIMOLOGIA E CONCEITO

A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.

Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos.

A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis. Via de regra está fundamentada nas idéias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.

O estudo da ética talvez tenha se iniciado com filósofos gregos há 25 séculos atrás. Hoje em dia, seu campo de atuação ultrapassa os limites da filosofia e inúmeros outros pesquisadores do conhecimento dedicam-se ao seu estudo. Sociólogos, psicólogos, biólogos e muitos outros profissionais desenvolvem trabalhos no campo da ética.
A palavra ética se origina do termo grego ethos, que significa "modo de ser", "caráter", "costume", "comportamento". De fato, a ética é o estudo desses aspectos do ser humano: por um lado, procurando descobrir o que está por trás do nosso modo de ser e de agir; por outro, procurando estabelecer as maneiras mais convenientes de sermos e agirmos. Assim, pode-se dizer que a ética trata do que é "bom" e do que é "mau" para nós.

Bom e mau, ou melhor, Bem e Mal, entretanto, são valores que não apresentam, para o ser humano, um caráter absoluto. Ao longo dos tempos, nas mais diversas civilizações, várias interpretações serão dadas a essas duas noções. A ética acompanha esse desenvolvimento histórico, para que isso sirva de base para uma reflexão sobre como ser ético no tempo presente.

Considera também como esses valores se aplicam no relacionamento interpessoal, pois a noção de um modo correto de se comportar e posicionar na vida pressupõe que isso seja feito para que cada um conviva em harmonia com os outros. A ética, portanto, trata de convivência entre seres humanos na sociedade. Num sentido mais restrito, ela se restringe às relações pessoais de cada um. Num sentido mais amplo - já que ninguém vive numa pequena comunidade isolada -, ela se relaciona com a política - da cidade, do país e do mundo. Nesse sentido, ela é possivelmente a área mais prática da filosofia.

O filósofo alemão Leibniz (1646-1716) considera que o direito e as leis decorrem de três preceitos morais básicos:

  • Não prejudicar ninguém;
  • Atribuir a cada um o que lhe é devido;
  • Viver honestamente.

    Ou seja, a ética orienta também o ordenamento jurídico e/ou legal das nações. Por conseguinte, orienta também a política.


  • (Felipe Feitosa Nogueira)

    3 comentários:

    1. O conceito de ética é relativo ao tempo e a cultura em que o mesmo foi montado. O estudo sobre ética começou com Socrates, que foi o primeiro filósofo a pensar abstratamente sobre o conceito de ética, porém, não houve qualquer tentativa de sistematização sobre o tema partindo dele.

      Aristóteles foi o primeiro filósofo a sistematizar um conceito de ética. Para ele, a principal função da ética estava em delimitar o bom e o ruim para o homem. Mas a ética propalada por Aristóteles, era essencialmente filosófica, inalcançável para a grande maioria da população, ou seja, era uma ética da elite para a elite.

      Mas esse conceito evoluiu muito ao longo dos anos, depois de passar por diversos pensadores, ele amadureceu, porém sem perder sua escencia.

      (Antonio Rootedy Batista Costa)

      ResponderExcluir
    2. Uma frase que podemos dizer para tentar expressar o que a ética significa é: Não faça ao outro o que não queres que o outro faça a ti!

      Assim, pode-se perceber que a ética é uma forma para que a humanidade viva bem, sem conflitos entre as pessoas. Ela é uma ciência que estuda o comportamento moral do homem, e cita um conjunto de normas para que a sociedade possa realizar o bem, e não afetar o proximo.

      Contudo, a ética não é um movimento apenas intelectual, mas um impulso quase intuitivo e profundamente orientado por questões de sobrevivência a longo prazo, já que diante das novas realidades, o ser humano encontra a ética não mais como uma realidade ideal, em que ele tem desafios e obstáculos nas relações que mantém, passando a agir eticamente nas situações comuns da vida para uma melhor socialização.

      Desta forma, as ações éticas acontecem quando os valores no conteúdo e no exercício do ato são valores humanos e humanizadores, em que a igualdade, a justiça, a dignidade da pessoa, a democracia, a solidariedade, o desenvolvimento integral de cada um e de todos é respeitado e garantido de forma plena e eficaz para a formação de uma sociedade mais equilibrada e justa.

      (Henrique Almeida Figueiredo)

      ResponderExcluir
    3. Não esqueçamos da ética inconsciente, representada na figura do desejo e da falta.

      O inconsciente, tal como nos apresenta a Psicanálise, possui uma irrazoabilidade (não irracionalidade) à consciência, logo, a ética da moral e a ética do desejo tornam-se unidas por seu contraste filosófico e formam os grandes conflitos e dilemas, em que o homem, paradoxalmente, cria um sistema moral com a finalidade de proteger-se e ao mesmo tempo o burla, por desviar de seus impulsos.

      Assim sendo, a ética moral é antes de tudo uma imprescindível hipocrisia.


      Rafael C. Duarte

      ResponderExcluir