domingo, 21 de junho de 2009

Inclusão Digital no Brasil

A inclusão digital é a democratização do acesso às tecnologias da Informação, permitindo a inclusão de todos na sociedade da informação. Entre as estratégias inclusivas estão projetos e ações que facilitam o acesso de pessoas de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

No Brasil, nós podemos acompanhar os esforços do governo na tentativa de incluir digitalmente o maior número possível de pessoas, para isto baixou impostos e vem facilitando as formas de aquisição de produtos de informática para toda a população. Porém, não adianta fornecer um computador para quem não sabe utiliza-lo;"[...] O Governo optou por utilizar softwares livres nos computadores (Linux e afins), mas esqueceu-se de capacitar pessoas para que pudessem auxiliar os “novos incluídos”. O Governo simplesmente optou por mudar a base tecnológica da suas investidas em inclusão digital para Linux, esquecendo-se de toda cultura pró-Windows que estava fixada no mundo, assim quando os novos proprietários dos computadores incentivados pelo governos ligam suas novas aquisições logo dizem, “Ué, cadê o botãozinho verde aqui de baixo”, “que Windows é este?”, “que Windows ruim”. O Brasil está encaminhando pró-software livre, mas de uma forma não muito interessante, pois estão impondo o uso de Linux, sem que as pessoas estejam preparadas para ele, quando digo preparadas me refiro a pelo menos terem um conhecimento subjetivo sobre o que é Linux.[...]"( disse Robert Lucas, professor de Inclusão Digital no Consórcio Social da Juventude - um projeto da Universidade Federal de São João Del Rei e o Ministério do Trabalho e Emprego-, em um post sobre o assunto).

Com o objetivo de instruir a população acerca das Tecnologias da Informação e Comunicação, o governo possui diversos projetos, alguns deles são:

O ProInfo: programa que funciona de forma descentralizada, sendo que em cada Unidade da Federação existe uma Coordenação Estadual do ProInfo, cuja atribuição principal é a de introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública, além de articular as atividades desenvolvidas sob sua jurisdição, em especial as ações dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs).

Centros Rurais de Inclusão Digital: centros que utilizam a conexão via satélite à internet para diminuir o isolamento de assentamentos de trabalhadores rurais no Ceará. Nasceram na Universidade Federal do Ceará. Entre suas características estão: instalação em locais de acesso público; gestão sob a responsabilidade das comunidades dos assentamentos rurais e mediação promovida através da escola.

Faróis do Saber: primeira rede pública de internet do Brasil e atualmente garante contas de e-mail e acesso gratuito para mais de 91 mil pessoas com 430 computadores de alta velocidade instalados em 48 pontos em toda a cidade.

Garagem Digital: tem a proposta de promover a inclusão digital de grupos juvenis fortalecendo suas potencialidades, estimulando a criatividade, a tolerância, o senso de responsabilidade e a capacidade de trabalhar em equipe.

Esses projetos mostram o interesse do governo com relação a inclusão digital no país, dando-nos esperança de que no futuro todos possam ter acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação.

(Antonio Rootedy Batista Costa)