segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Informática e Sociedade

A Sociedade é hoje escrava das ferramentas da informática e da internet . Tanto no trabalho, quanto no lazer, no colégio ou nas compras, elas estão presentes. São claros os benefícios para a sociedade, uma vez que, conectado a rede, a quantidade de informação disponivel é imensa. Oportunidades de emprego , jogos, informações sobre lugares, mapas , amigos, produtos a venda , pagamento de contas , e muitas outras coisas que facilitaram a vida das pessoas em geral.

Pórem muitos alegam que a internet está isolando as pessoas. A juventude vem passando tempo demais na frente do computador, que, por conter muito mais informação, acaba sendo mais atraente que outras atividades , até mesmo mais atraente que a TV, que em outros tempos preocupou a sociedade da mesma maneira. Pesquisadores dizem que as pessoas estão perdendo o "contato", programas como "msn" e "orkut" fazem com que pessoas conversem pela internet em vez de ligar ou até mesmo fazer uma visita . As veses visinhos , ou até pessoas numa mesma casa se falam pela internet.

Pórem esses mesmos programas, "msn" e "orkut" , também aprossimam as pessoas. Afinal atravez deles é possível manter contato em tempo real com uma pessoa que vive do outro lado do planeta. Uma pesquisa feita pela Microsoft afirma que duas pessoas conectadas a estes programas estão a, no máximo, "seis pessoas de distância" uma da oura. Então , a internet afasta ou aproxima as pessoas? O objetivo é aproximar ,mas existem aquelas que não sabem usar de forma sensata .

Outros pontos negativos são os vírus e os crimes na internet, atingindo geralmente pessoas com pouco conhecimento em informática , que acabam clicando em lugares errados ou fornescendo seus dados pessoais em sites não confiáveis.

O acesso a material indevido é também um sério problema . Com a internet tornou-se muito fácil ter acesso a pornografia , cenas de tortura , violência , e é muito difícil para os pais ter controle sobre o que os filhos estão buscando na internet. A presença da família e o diálogo são extremamente importantes nessa hora, tentar proibir é inútil , a família deve fazer os jovens entenderem o que deve e o que não deve ser acessado.

(Antonio Rootedy Batista Costa)