segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Informática e Sociedade

A Sociedade é hoje escrava das ferramentas da informática e da internet . Tanto no trabalho, quanto no lazer, no colégio ou nas compras, elas estão presentes. São claros os benefícios para a sociedade, uma vez que, conectado a rede, a quantidade de informação disponivel é imensa. Oportunidades de emprego , jogos, informações sobre lugares, mapas , amigos, produtos a venda , pagamento de contas , e muitas outras coisas que facilitaram a vida das pessoas em geral.

Pórem muitos alegam que a internet está isolando as pessoas. A juventude vem passando tempo demais na frente do computador, que, por conter muito mais informação, acaba sendo mais atraente que outras atividades , até mesmo mais atraente que a TV, que em outros tempos preocupou a sociedade da mesma maneira. Pesquisadores dizem que as pessoas estão perdendo o "contato", programas como "msn" e "orkut" fazem com que pessoas conversem pela internet em vez de ligar ou até mesmo fazer uma visita . As veses visinhos , ou até pessoas numa mesma casa se falam pela internet.

Pórem esses mesmos programas, "msn" e "orkut" , também aprossimam as pessoas. Afinal atravez deles é possível manter contato em tempo real com uma pessoa que vive do outro lado do planeta. Uma pesquisa feita pela Microsoft afirma que duas pessoas conectadas a estes programas estão a, no máximo, "seis pessoas de distância" uma da oura. Então , a internet afasta ou aproxima as pessoas? O objetivo é aproximar ,mas existem aquelas que não sabem usar de forma sensata .

Outros pontos negativos são os vírus e os crimes na internet, atingindo geralmente pessoas com pouco conhecimento em informática , que acabam clicando em lugares errados ou fornescendo seus dados pessoais em sites não confiáveis.

O acesso a material indevido é também um sério problema . Com a internet tornou-se muito fácil ter acesso a pornografia , cenas de tortura , violência , e é muito difícil para os pais ter controle sobre o que os filhos estão buscando na internet. A presença da família e o diálogo são extremamente importantes nessa hora, tentar proibir é inútil , a família deve fazer os jovens entenderem o que deve e o que não deve ser acessado.

(Antonio Rootedy Batista Costa)

Um comentário:

  1. Desde seu surgimento a internet tem sido utilizada para diversos propósitos diferentes, atualmente, ela se encontra cada vez mais inserida em nossa sociedade. Devido a isso, diversos questionamentos são apontados, em relação ao impacto, tanto positivo, quanto negativo, que sua utilização pode gerar em nossa sociedade.O advento da internet causou inúmeras vantagens,através de sua utilização no desenvolvimento da sociedade, tais como, comodidade, rapidez e qualidade, ao proporcionar a comunicação e interação entre pessoas do mundo inteiro, além de ser utilizada como meio de entretenimento, busca por informações e no comércio.
    Vemos que,atualmente, grande parte de informações,serviços e produltos provém da Internet e que essas propriedades desse meio de comunicação são fundamentais à uma boa parte da sociedade moderna.

    (Felipe Feitosa Nogueira)

    ResponderExcluir