segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Ética, Moral e Justiça

Ética é um conjunto de princípios morais relacionados à o que é certo e o que é errado. Moral conciste em um conjunto de regras que trata dos atos humanos, dos bons costumes e dos deveres do homem em sociedade e perante os de sua classe.E a justiça diz respeito a igualdade entre os seres.

Como é possivel observar na definição desses conceitos, eles estão intimamente ligados. Tão forte é a ligação entre eles que as vezes confunde-se seus signficados. A ética define o que é certo e o que é errado, mas como ela o faz? Atravez da moral, que dita as regras a serem seguidas. Mas no que se baseiam essas regras? Na justiça, que garante que essas regras não vão prejudicar nem beneficiar quem não deve, preservando assim a igualdade.

Esses conceitos, porém, não são estáticos. Ética, moral e justiça podem variar de pessoa pra pessoa, de lugar para lugar, e de época para época. Observe que o que muda é o conceito, não a definição. O que me parece justo pode não parecer do seu ponto de vista. Talvez essa possibilidade de variação contribua pra a mistura dos significados desses conceitos.

Portanto, a justiça garante a igualdade, e nada mais, ela não define regras ou julga corretos ou errados os atos de um indivíduo. Assim como a moral somente dita as regras e como a ética apenas julga certo ou errado. São conceitos claramente distintos, e , ao mesmo tempo, intimamente ligados.

(Antonio Rootedy Batista Costa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário